
Faltam alguns dias para o casamento. Detalhes sendo acertados, tudo agendado e o clima de euforia começa a tomar conta de todos ao redor da noiva. Nessa hora, não descuide do que seu corpo mais precisa no momento: uma boa alimentação para enfrentar a maratona de compromissos.
Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista e pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo, dá algumas dicas para as noivas e noivos (ou, ainda, aos familiares, que estão auxiliando os dois pombinhos nessa empreitada) adicionarem às suas listas de afazeres.
• Comer bem nos dias anteriores ao casamento
Tentar manter uma alimentação leve, rica em fibras para promover o bom funcionamento do intestino e evitar desconfortos.
Cuidado com comida fora de casa, alimentos crus, como peixe e quibe, devem ser abolidos, devido ao risco de contaminação e por poderem gerar um desarranjo gastrointestinal. Somente ingerir alimentos muito bem higienizados ou cozidos para evitar esse risco de toxinfecção, que pode acabar com a cerimônia e a festa.
Não consumir excesso de alimentos de difícil digestão ou que causem constipação, como muita carne vermelha, por exemplo. Evitar também o excesso de gordura, que pode deixar a aparência da pele mais oleosa.
• Hidratar-se corretamente
Na correria dos dias anteriores à cerimônia, às vezes nos esquecemos da hidratação, o que gera desconforto, dores de cabeça, fadiga e outros sintomas desagradáveis. Para evitar, os noivos devem ingerir bastante água ou sucos de frutas sem açúcar.
Hidratar-se bem antes da cerimônia é outra dica, já que as luzes dos fotógrafos e da filmagem mais a roupa podem esquentar bastante e se os noivos estiverem desidratados, podem passar mal, ter até tonturas e dores de cabeça durante o evento. Para evitar o excesso de diurese, ir ao banheiro antes de sair para a igreja, mas em hipótese alguma reduzir a ingestão de líquidos para evitar a diurese. Isso não é adequado.
• Para não “inchar”, reduzir o consumo de sal
Procurar reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos no corpo, o que causa inchaço (lembre-se de que a noiva precisa entrar no vestido que já foi ajustado anteriormente e o noivo precisa ficar elegante no terno).
Outro detalhe do problema do excesso de sódio é que, caso tenha-se exagerado no sal, ao ficar em pé por muito tempo – comum na cerimônia – os noivos podem ficar com as pernas e os pés inchados. Isso deve ser evitado.
• Evite cafeína para não ficar ainda mais ansiosa
O café e o chá–preto, que contêm muita cafeína, podem potencializar a ansiedade e a agitação pré-evento. Portanto, não consumir em excesso, principalmente perto da hora de dormir, para garantir um sono reparador antes da cerimônia (lembre-se que os noivos são o centro da atenção dos fotógrafos).
• Antes e durante a cerimônia
Os noivos devem fazer uma refeição leve algumas horas antes da cerimônia para não ficarem hipoglicêmicos, já que são os últimos a comer na festa. Se a taxa de glicose baixar, a diversão e o humor não serão os mesmos.
Durante a festa, o ideal é que os noivos não se preocupem com nada. Para evitar os danos do excesso de alimentos e até da bebida, nada como estar bem hidratado, como já citamos.
A “ressaca” do dia seguinte pode ser curada com um café da manhã com muito suco, frutas variadas, pães integrais e queijo branco. Evitar frios e alimentos muito açucarados ou gordurosos, que às vezes estão presentes em café da manhã de hotéis, onde os noivos costumam passar a noite de núpcias.
Seguindo essas dicas, acredita a nutricionista, o início da vida a dois será um sucesso, sem surpresas, além daquelas felizes que uma cerimônia traz.
